A falta de tempo tem sido o principal argumento utilizado para explicar a razão de se levar tarefas para casa ou fazer intermináveis horários extraordinários para conseguir dar conta do trabalho. Práticas dessa natureza invadem a privacidade ou o espaço pessoal do colaborador e trazem resultados negativos para ele e para a empresa. A seguir damos algumas orientações sobre o que fazer para evitar esse tipo de situação:

1. Tenha objetivos definidos:

Se você deixar a vida correr por conta do acaso, poderá vivenciar aventuras interessantes, assim como experiências muito difíceis, mas certamente, não conseguirá equilibrar o que é profissional e o que pertence à sua vida pessoal com facilidade.

2. Defina suas prioridades em função de seus objetivos, princípios e valores:

Isso significa que, nos momentos em que tiver de fazer escolhas, suas opções devem estar afinadas com essas prioridades que, por sua vez, vão aproximar você, cada vez mais, de seus objetivos.

3. Planeje a rotina:

Transforme seus objetivos e prioridades em ações do dia a dia. Para isso, planeja sua rotina diária com auxílio de uma agenda, seja ela física ou on-line, conforme sua preferência. Não é para você ficar engessado, mas para saber o que decidiu que era importante para aquele dia e não se perder caso surjam outras demandas.

4. Organize seus horários

Ao planejar as tarefas de cada dia, organize os horários de modo que aquelas atividades com hora já definida sejam priorizadas. Assim, você consegue cumprir com sua agenda e aproveitar o tempo antes e depois, sem perder os compromissos.

É muito importante seguirmos esses pontos pois, além de organizarmos nossa rotina, também organizamos nossa mente e conseguimos lidar com as demandas, mesmo com a correria do cotidiano. A ideia é equilibrar as coisas tanto na vida profissional quanto na vida particular, sem ter que abrir mão constantemente de uma ou de outra.

Géia, você saudável e seguro, é a nossa meta!