A menopausa, que ocorre entre os 45 e 55 anos da mulher, é caracterizada por ser um período em que ocorre a diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelo ovário, causando sintomas, como ondas de calor, insônia, perda muscular e ganho de peso. Realizar exercícios físicos nessa fase pode minimizar complicações de saúde que ocorrem durante esse período, trazendo benefícios importantes, entre eles:

Fortalece os ossos: o exercício físico ajuda a retardar a perda óssea, que acaba sendo muito comum nessa faixa etária, já que o declínio na produção de estrógeno está ligado à osteoporose.

Reforça a massa muscular: manter a musculatura forte melhora a mobilidade, reduz o risco de quedas e fraturas, além de ser importante para evitar o ganho de peso.

Melhora a saúde mental: quando nos exercitamos, nosso corpo libera hormônios, como endorfina, serotonina, ocitocina e dopamina, todos eles associados à sensação de bem-estar e felicidade, o que ajuda a melhorar os sintomas de irritabilidade, além de contribuir para a melhora do sono e disposição para o dia a dia.

Previne o ganho de peso e doenças: acumular gordura abdominal nessa fase é algo comum, mas que pode ser prevenido ou até mesmo tratado, quando é inserido algum exercício físico na rotina, além disso, previne doenças como osteoporose, sarcopenia, AVC, câncer, hipertensão e depressão.

Quando pensamos em exercício, acabamos associando a ir para a academia fazer musculação, mas existem diversas outras opções, como caminhada ou corrida, hidroginástica, ciclismo, dança, yoga e pilates. O importante é não ficar parado.

A vida feminina é marcada por fases, cada uma com suas características e descobertas. A menopausa é apenas mais uma delas. Incluir cuidados no seu dia a dia, como exercícios físicos, uma boa alimentação, acompanhamento médico e atividades de lazer, podem tornar esta fase mais leve e proporcionar mais qualidade de vida!

 

Géia, você saudável e seguro, é a nossa meta!