O Alzheimer faz parte dos 70% dos casos de demências mais comuns no mundo. É um transtorno neurodegenerativo em que a pessoa apresenta perda da memória, da linguagem e da habilidade de cuidar de si próprio.

Embora a sua causa não seja completamente conhecida, a doença de Alzheimer é mais comum em pessoas com mais de 65 anos e suas chances aumentam com o passar do tempo, apesar de terem casos em que a doença tenha surgido precocemente, aos 50 anos.

É possível prevenir o Alzheimer, mas para isso precisamos adquirir alguns hábitos que além de prevenir, podem retardar o surgimento da doença.

 

 Quais hábitos adquirir?

  • A atividade física é essencial, garantindo melhora na qualidade de vida, nas capacidades físicas, motoras e sociais. As funções cognitivas também são melhoradas com as atividades físicas, principalmente a atenção, percepção, raciocínio e a memória;
  • Mantenha-se cognitivamente ativo: leia e aprenda coisas novas, como falar uma nova língua ou tocar um instrumento;
  • Tenha uma boa qualidade de sono;
  • Faça diariamente jogos de estratégia, como quebra-cabeças ou palavras cruzadas, e caso tenha companhia, que tal um jogo de dama, dominó ou xadrez?
  • Consuma alimentos ricos em vitaminas do complexo B, vitaminas C, D e E, ômega 3 e selênio. Esses nutrientes protegem contra a demência e a perda das funções cognitivas (memórias, pensamentos e linguagens), através do seu poder antioxidante.

Pode-se dizer que muitos nutrientes e alimentos podem contribuir para a redução da incidência do Alzheimer, porém, vale lembrar que este consumo deverá acontecer ao longo da vida e que deve estar associado a demais hábitos saudáveis.

Géia, você saudável e seguro, é a nossa meta!