A gripe e o resfriado são condições respiratórias comuns, muitas vezes confundidas devido a sintomas semelhantes, no entanto, algumas características distintas podem ajudar a diferenciar entre essas duas enfermidades.

Afinal, quais as diferenças entre gripe e resfriado?

O quadro gripal costuma afetar o pulmão, já o resfriado não afeta todo o sistema respiratório (por isso é considerado mais leve).

Na gripe, os sintomas tendem a aparecer 4 dias após o contato com o vírus, e duram entre 7 e 10 dias. Já o resfriado apresenta recuperação mais rápida, dentro de até 5 dias.

Enquanto a gripe é mais comum no inverno, a infecção viral do resfriado pode acontecer ao longo do ano todo.

Quando devo procurar um médico?

Em ambos os casos é aconselhável procurar um profissional para ter o diagnóstico e acompanhamento preciso. No caso do resfriado, uma avaliação clínica será feita e analgésicos e antitérmicos podem ser prescritos.

Mas, casos de gripe devem ser acompanhados com mais cautela, principalmente entre os grupos de risco (idosos, crianças, gestantes, portadores de doenças crônicas ou com problemas cardíacos). Em quadros controlados, a medicação é similar a dos resfriados.

É possível prevenir gripe e resfriado?

Sim, é possível. Como são doenças contagiosas, é importante que além de fortalecer seu sistema imunológico, se alimentando e se hidratando bem, você deve:

- Evitar aglomerações;

- Evitar permanecer em locais fechados e com baixa circulação de ar;

- Higienizar bem as mãos sempre antes de tocar o rosto ou comer;

- Se vacinar;

- Na impossibilidade de lavar as mãos, use álcool em gel.

Mesmo que sejam doenças comuns, elas merecem atenção. E lembrem-se: evitem a automedicação, essa prática pode causar riscos à saúde, procure sempre um médico!

Géia, você saudável e seguro, é a nossa meta!