O verão é uma estação marcada por bastante calor, sol, praia e piscina, no entanto, é preciso se preocupar com as doenças que frequentemente atingem as pessoas quando as temperaturas ficam mais elevadas e se proteger delas.

Desidratação: quando perdemos muito líquido devido a transpiração excessiva, nosso corpo acaba precisando de mais água para se manter hidratado. Os sintomas variam, porém, os mais comuns são a sede, confusão mental, dores de cabeça, sensação de desmaio, náuseas e falta de ar. Para prevenir, beba bastante água, mesmo que esteja sem sede, pois a presença de um ou mais dos sintomas listados anteriormente, são sinais de que algo está errado. Para evitar que você se esqueça e tornar essa prática mais fácil ainda, carregue sempre uma garrafinha de água com você.

Insolação: a exposição excessiva ao sol pode causar dores de cabeça, tontura, vômito ou náuseas, desmaios e febre. Para evitar que isso aconteça, use filtro solar, chapéu e roupas que minimizem o contato solar, além de evitar a exposição solar nos horários de temperaturas mais elevadas.

Intoxicação alimentar: o calor favorece a proliferação de vírus e bactérias que podem contaminar alimentos mal condicionados, podendo causar sintomas como vômito e diarreia. Evite se alimentar em locais sem os cuidados de manuseio e armazenamento adequados. Prefira sempre alimentos frescos e evite produtos pré-cozidos ou fritos.

Conjuntivite: a conjuntivite acaba acontecendo com mais frequência durante o verão devido a maior exposição ao ar livre e o contato da areia com os olhos, causando vermelhidão e coceira nos olhos. A melhor prevenção é evitar contato direto com pessoas que estejam com a doença, higienizar bem as mãos e evitar coçar os olhos enquanto está na rua, principalmente após encostar em objetos de uso público como corrimões, botões ou superfícies.

Inflamações no ouvido: também são comuns no verão, geralmente, devido ao maior contato com a água do mar e de piscinas ou em decorrência de infecções das vias aéreas superiores, desencadeadas pelo uso do ar-condicionado, podendo causar dores no ouvido, febre, dores de cabeça, zumbidos e/ou tonturas. Previna-se com o uso de protetores de ouvido ao nadar e evite sair de ambientes climatizados de forma brusca e/ou repentina.

Dengue, Chikungunya e Zika: as três doenças são causadas pela picada do mosquito Aedes Aegypti que apresenta elevação no número de casos durante esta época, por conta da combinação de calor e chuvas, promovendo o ambiente ideal para a proliferação do mosquito. Fique atento a sintomas como febre, manchas e dores no corpo, fraqueza e mal-estar. Para prevenir, evite água parada, coloque areia nos vasos de plantas, cubra bem tonéis e caixas d’água, use telas nas janelas e utilize repelente. Lembre-se: em caso de sintomas, busque atendimento médico.

 

Géia, você saudável e seguro, é a nossa meta!