No dia 05 de fevereiro é comemorado o dia nacional da mamografia, um exame médico de imagem que utiliza raios X de baixa dose para visualizar o tecido mamário. É uma ferramenta importante no rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama, especialmente em mulheres assintomáticas.

A frequência recomendada para a realização da mamografia pode variar de acordo com as diretrizes e recomendações de diferentes organizações de saúde. Em geral, muitas organizações médicas, incluindo a American Cancer Society (ACS) e a Sociedade Brasileira de Mastologia, têm orientações específicas sobre rastreamento de câncer de mama. É importante notar que essas diretrizes podem ser atualizadas ao longo do tempo à medida que novas evidências e pesquisas se tornam disponíveis.

As recomendações mais comuns para a realização da mamografia e o rastreamento do câncer de mama costumam incluir:

- Para mulheres de 40 a 44 anos: A decisão de começar a realizar mamografias anuais deve ser uma escolha individual, com base em discussão entre a paciente e seu médico.

- Para mulheres de 45 a 54 anos: A realização de mamografias anuais é geralmente recomendada.

- Para mulheres de 55 anos em diante: as mulheres podem continuar a fazer mamografias anuais ou podem optar por realizar o exame a cada dois anos. A decisão deve ser baseada nas preferências individuais e em discussão com o médico.

As mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou com outros fatores de risco, podem precisar iniciar o rastreamento mais cedo ou realizar exames com maior frequência. Recomenda-se que as mulheres discutam suas necessidades específicas com seus médicos para desenvolver um plano de rastreamento personalizado, contribuindo assim, para o diagnóstico precoce e maiores chances de cura.

Lembre-se de que estas são orientações gerais e que a decisão sobre quando e com que frequência realizar a mamografia deve ser individualizada. Esteja sempre com as consultas em dia e converse sobre esse assunto com o seu médico.

Géia, você saudável e seguro, é a nossa meta!